NOSSA HISTÓRIA
90 anos
 



Empreendedorismo, objetividade e determinação. É assim que a Zema cresce de forma contínua e segura há mais de 90 anos, com atuação nos segmentos de distribuição de combustíveis, varejo de móveis, eletroeletrônicos e vestuários, concessionárias de veículos, auto locadora, varejo de auto peças e serviços financeiros.

A Zema atende mais de 2,5 clientes e está presente em mais de 600 cidades em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Espírito Santo. Há mais de dez anos está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, comprovando a satisfação dos mais de 6mil colaboradores Zema.



O Ínicio
 

A história de pessoas simples e determinadas transformou a Zema em uma das maiores empresas de Minas Gerais. Em 1898, o casal Demétrio Zema e Santa Marra deixou a Calábria na Itália com destino ao Brasil, na aventura da imigração. Junto com o casal vieram cinco filhos, dentre eles, Domingos Zema, com 9 anos. Foram residir e trabalhar na região de Ribeirão Preto (SP), onde enfrentaram as dificuldades das fazendas cafeeiras.

Em 1913 Domingos Zema casou-se com Catharina Cavallaro, pouco tempo depois contraiu Malária e se viu obrigado a mudar para Araxá (MG) para se tratar com as águas termais. No início, trabalhou como motorista no traslado de turistas e logo percebeu que a nova cidade oferecia oportunidades de negócios.

Em 12 de maio de 1923 montou a Casa Sport, uma pequena loja de peças, acessórios, lubrificantes e combustível, o marco inicial da empresa. Domingos Zema começou a alugar carros, fabricar carroças e em 1936 inaugurou o primeiro posto de combustível da cidade.
 



Na década de 40, seus filhos Romeu e Oswaldo, assumiram os negócios. Em 1957, Ricardo Zema, então com 14 anos, começou a trabalhar na empresa devido à morte prematura de seu pai, Romeu Zema, em um acidente aéreo. No ano de 1964, Ricardo assumiu a direção dos negócios, que na ocasião, se restringia a uma concessionária SIMCA e um posto de combustível. Em 1969 comprou o segundo posto, e daí em diante iniciou o processo de expansão de forma consistente e contínua. Com a ajuda dos filhos, a empresa cresceu e adquiriu outros segmentos de negócios na cidade de Araxá e região ao longo dos anos. Ricardo Zema atualmente é o presidente do Conselho Administrativo do Grupo Zema.