RESPONSABILIDADE SOCIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Empresa cidadã e consciente
Empresa cidadã e consciente
RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Zema investe também no futuro do planeta. São diversas ações socioambientais desenvolvidas para o bem estar social, a valorização do ser humano e a preservação do meio ambiente.Como empresa cidadã, a Zema destaca-se pelos diversos investimentos. As ações ambientais desenvolvidas para um mundo sustentável estão focadas no Projeto Esperança. Através do Projeto Esperança, a Zema ajuda instituições que cuidam de crianças e adolescentes.Tudo isso, são ações que confirmam a postura de uma empresa socialmente responsável.A cada ano que passa, a Zema é reconhecida pela sua credibilidade e transparência, conquistando o respeito e a confiança de seus clientes, colaboradores e fornecedores. Atitude sustentável, essa é a postura que vai fazer com que a Zema conquiste mais que pessoas, e sim, o futuro do planeta.



O projeto ação remontar surgiu em 2007, com o objetivo não só de aproveitamento mas principalmente de inclusão social e oportunidade do primeiro emprego. A Eletrozema, com a participação de seus colaboradores, faz a doação de móveis danificados em sua operação para instituições que trabalham com crianças e adolescentes infratores. Nestas instituições, os internos trabalham em marcenarias devidamente equipadas e com o acompanhamento de profissionais do setor. Todos juntos recuperam móveis que são vendidos em bazares e feiras, toda a renda da venda é investida nas próprias instituições. Os colaboradores vêem no projeto a ocasião de promover um mundo mais digno e de possibilitar uma oportunidade de recuperação a estes jovens.
 
 
O Eu Faço Diferença é o canal aberto direto com o colaborador Zema. É uma ferramenta onde todos os colaboradores da empresa podem ajudar na gestão dos negócios. Os colaboradores podem propor sugestões de melhoria de processos, economia de tempo ou dinheiro, condutas sustentáveis nos negócios, dentre outras. As melhores sugestões são premiadas. O programa foi implantado em junho de 2006 e é um grande sucesso!
 
 
Em 1997, a Zema dava início ao Projeto Esperança que procura através da coleta e venda de materiais recicláveis vindos das empresas Zema e de seus colaboradores, ajudar instituições voltadas a crianças e adolescentes.Hoje o projeto é um exemplo a ser seguido; é um símbolo de solidariedade, respeito ao próximo, preocupação com questões sociais e ambientais; é um exemplo plausível para a construção de um Brasil melhor.O Projeto Esperança surgiu da preocupação do CEO da Zema, Romeu Zema Neto, com o montante do lixo recolhido diariamente nas empresas da Zema, que eram levados para o lixão.Considerada uma das principais ações voltadas para a reciclagem de lixo e pioneiro em Araxá, o projeto é reconhecido por instituições de todo o país por seu cunho social e ambiental.A ideia do projeto não é resolver o problema global e, sim resolver parte do problema e servir de exemplo.A diretoria da Zema tem como objetivo estruturar e formalizar uma contribuição das empresas Zema às instituições e conscientizar a sociedade. O importante não é somente doar recursos financeiros, e sim causar um impacto positivo junto aos colaboradores e a comunidade, através da conscientização, o que torna a contribuição, mais gratificante. Em todos os pontos e empresas Zema, a coleta seletiva é uma realidade concreta. Dessa forma, papel, papelão, plástico, isopor e alumínio são armazenados temporariamente em cada uma delas; além do material advindo dos coletores instalados em Araxá.O lixo recolhido é transportado para o Centro de Triagem do Projeto Esperança, no Centro de Distribuição e Apoio das Lojas Zema (CDA), em Araxá (MG). A criação do Centro de Triagem, além de ser essencial para o processo, também cumpre sua função social com a criação de empregos. Os funcionários do Projeto Esperança, remunerados pela Zema, separam, beneficiam e prensam o material que vai para as usinas recicladoras.O procedimento inclui a venda dos recicláveis e finaliza com a doação às instituições que assistem crianças e adolescentes. Com o projeto já superamos os 600 mil reais doados. Deste total, cada tonelada de papel evita o corte de 25 árvores. Com a iniciativa da empresa, mais de 40 mil árvores foram salvas. Consequência da seriedade e resultados positivos, atualmente o Projeto Esperança conta com a participação de mais de 80 parceiros, os quais doam o material reciclável: escolas, bancos, empresas do comércio, mineradoras, e outros. Fornecedores do grupo também já aderiram ao projeto e contribuem entregando lixo reciclável recolhido em suas próprias empresas.
 
 
O consumo é fundamental na vida das pessoas e todos têm o direito ao consumo. No entanto, apenas o consumo com consciência será sustentável. Para isso, é preciso que todos busquem seguir o slogan do Akatu: "consuma sem consumir o mundo em que você vive". O consumo sustentável é fundamental para a preservação do mundo em que vivemos, na medida em que cada compra, uso ou descarte de produto ou serviço tem um impacto ambiental e social no mundo.A Zema iniciou em 2006 o Projeto Consumo Consciente, voltado para todos os seus colaboradores e familiares, este foi criado com o objetivo de educar todos os colaboradores Zema para o consumo consciente, comportamento que se revela no ato de compra, do uso e descarte de produtos ou serviços. O sentido é o de educar, de informar, sensibilizar, instrumentar e mobilizar, provocando e viabilizando a prática do consumo de forma consciente. Um consumo onde as escolhas considerem o equilíbrio entre o bem estar do consumidor, a preservação ambiental e as necessidades sociais.
 
 
O programa Empresa Viva foi criado para apresentar a Zema e seus projetos à comunidade em geral.O objetivo é promover a integração entre a Zema e comunidade, disseminando a importância da responsabilidade social e ambiental, conscientizando sobre ações de consumo consciente e preservação do meio ambiente. Durante o "Empresa Viva" os visitantes, estudantes, empresários, fornecedores, familiares de colaboradores e diversos públicos da comunidade, conhecem a Zema, sua história, valores e princípios, o Projeto Esperança e outras ações, assistem a palestras e recebem ao final um saboroso lanche e uma foto para marcar o importante momento.
 
 
Logo Zema
Copyright ZEMA 2013 ® Todos os direitos Reservados
desenvolvido por